Nesta terça-feira, 23 de abril, é celebrado o Santo Guerreiro, São Jorge, que tem devotos nas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana. Uma ampla programação está prevista em todo o país.
Na capital, destaque para a festa organizada pela Paróquia São Jorge, no bairro Jardim América, na região Oeste. Lá, estão previstas missas e procissão (clique aqui para conferir a programação).
Padre da Paróquia São Jorge de BH há mais de 10 anos, José Resende reforçou que o santo é um dos mais populares em todo o mundo, principalmente em Minas. O sacerdote falou sobre a expectativa para celebração desta terça. “Estamos esperando muitos devotos para trazer esperança, alegria e principalmente valorizar a cultura do nosso povo”.
Sete missas estão previstas, das 6h às 18h. Às 17h30, será realizada uma procissão, seguida por uma missa sertaneja com cantores. Quem também está ansiosa é a coordenadora da liturgia da paróquia, Vera Cristina. “É muito importante celebrar o dia dele. A expectativa é de que a festa seja bem bonita”.
História e oração do santo
Conforme a igreja Católica, São Jorge nasceu na Capadócia. Viveu na Palestina e foi capitão do exército romano, no século 3. Filho de pais cristãos, foi condenado à morte por ter renegado aos deuses do império romano.
Conforme os católicos, São Jorge derrotou um dragão, usando a fé em Jesus Cristo. O guerreiro é associado à luta contra os males e energias negativas. A importância dele na cultura brasileira pode ser vista em novelas, filmes, músicas e até no futebol.
Existem várias orações a São Jorge. Aprenda uma das mais tradicionais:
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.